quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

ANO NOVO

amores, amigas(os) passo aqui pra deixar um beijo e não consigo hoje lhes dizer que com a chegada do ano novo teremos uma chance de recomeçar.. tenho recomeçado todos os dias.. e errado. e outros acertado.. e com tudo, confesso, tenho me sentido por demais rancorosa. Mas podia ser pior.. poderia nem me reconhecer.. então.. lhes desejo, me desejo que em dias de festa tenhamos TEMPO.. de nos vermos, de vermos o outro e aceitar.. q sejamos menos duros com nós mesmos para podermos sermos melhores com os outros.














Feliz ano novo!





Cores pastéis

No trajeto para casa, avisto uma Sra. com chapéu coberto de uma fina renda vermelha, vestindo um vestido florido no qual lhe admirei e, me perguntei: 


" se gosto de roupas coloridas porque não me enquatro nas vestimentas? 


Porque nã0o consigo compor meu guarda roupa com cores além das pretas e os de tons pastéis? 


... não acredito que as cores virão para minha vida com a chegada da idade... 


mas confesso... não consigo duvidar...



domingo, 25 de dezembro de 2011

Há sempre duas mulheres para conhecer antes daquela que o espera.

" Tirou do bolso um objeto do tamanho de uma caixa de fósforos. 'É pra você'. Rasguei o papel e descobri um minúsculo cofre de madeira fechado com um ganchinho. Abri. Sobre um papel de seda, havia três minúsculas estatuetas, três mulheres nuas, de cores diferentes. Surpresa.
' Trouxe-as do México, sem ter a menos idéia do que se passava com você. Esse país conhece a arte de encontrar as portas secretas que levam ao interior dos pensamentos. Por que três mulheres? Porque uma história nunca vale por si mesma e no amor a armadilha consiste em estar obcecada por uma só. 

Observa a primeira. Tem olhos abertos, os dedos apertados. É a mulher que dá.

A segunda tem os dedos abertos. É a que toma. 

Agora, olhe com atenção a terceira.

Tem os olhos fechados, as mãos cruzadas sobre o ventre. O que pensa ela?

'Não sabia o que responder. Ela parecia sem vida... - Está morta? - Arrisquei.

- Não. Ela espera - disse Vladimir.

- Há sempre duas mulheres para conhecer antes daquela que o espera" 


O próximo amor. Yves Simon.  p. 90-91. 




quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

O milagre do amor

Sabe aqueles dias em que você dorme rezando baixinho "Deus eu preciso de um milagre" e acorda  no outro dia com uma sensação estranha?
Sem tempo para decifrá-la, pois tens no encalço um tal de tic-tac lhe precionando, dizendo-a de que se demorar mais um pouco não saíra nunca a tempo de casa para pegar seu ônibus, largar seu filho na escola, pegar o seu trem, o seu outro ônibus para chegar no trabalho.... e  você deixa para depois a sensação e apenas vive. 
E no final desse dia você se pergunta: como pode acontecer tantos milagres num dia só? 
                                                        
                                                                      ****

Dentro do ônibus, cheio e 'saculento', me deparo com a seguinte paisagem:
" Do lado de dentro do portão, uma avó. Sorridente, olhando para a rua, com seu neto (suponho eu), vestido ainda de pijama e  uma mamadeira em mãos. Esse, pulando em volta, como quem faz festa pelo prazer de estar visitando quem lhe faz bem; do lado de fora: um avô ao lado de um carro. Dentro dele, um homem estava na direção. No colo do avô, sua neta (suponho também). Ele sorrindo, indica a criança dar tchau ao condutor. E aquela cena familiar me fez marejar os olhos na sensação nítida: o milagre do amor.!

No trem, agora partindo para o meu trabalho, escutando Band News como me habituei a fazer a pouco tempo, escuto a chamada comemorativa de fim de ano do programa onde o condutor, Ricardo Boechat, narra o dia que sua filha lhe convida a ir na apresentação de fim de ano que faria na escola e ele a explica que adoraria estar presente mas que não poderia ir pois estaria trabalhando. A menina comenta que iria cantar uma música dos Beatles. Boechat, em sua sensibilidade, lhe diz mais ou menos assim: " Filha faz o seguinte, quando fores cantar, cante alto, bem alto para que eu possa lhe escutar. E eu do meu lado irei cantar junto com você da maneira que puder" E sua indagação era: o que fazer os pais, que como ele, não podiam ir nas apresentações dos filhos? o que esses diziam aos filhos e como os seus reagiam.. para sua surpresa, neste dia a produção com um agrado colocam no ar sua filha cantando. 
Como segurar MINHAS lágrimas diante do povo, que como eu, estavam indo para seus destinos e de que não faziam ideia do que se passava comigo? A sensação era nítida: o milagre do amor! 

Já no trabalho, sensibilizada com a trajetória emotiva, por email tenho um desafeto com uma amiga do qual gosto muito. Seguro o choro, mas escrevo tudo que penso e sinto no momento. Após essa, enfrento um cliente desaforado, mal educado, em fúria! Engulo o choro e penso: é apenas uma manhã difícil. Abro a gaveta em meu celular uma mensagem. Uma amigaça dizendo:" liguei apenas para lhe desejar: UM BOM DIA! A sensação era nítida: o milagre do amor! 

Fui então para o almoço. Quando retorno aparece na empresa a amiga da qual  tivemos atritos. Não sabia o que dizer. Sem palavras, num gesto, eu a abracei e ela a mim. E tudo ficou para trás na nítida sensação: o milagre do amor! 

Mais tarde, ainda no trabalho, um senhor com mais de 60 anos se dirige a minha mesa, me pede informações e sem qualquer motivo aparente se senta em frente minha mesa. Em sua bagagem de vida: aprendizado. Sua alegria, seu conhecimento, sua boa vontade e prazer na vida me traz a sensação: o milagre do amor! 

No retorno, após enfrentar um ônibus, um trem, pegar o filho na escola, mercado, outro trem, e outro ônibus, recolher a roupa, dobrar, guardar. Lavar a louça, preparar um shake (estou de dieta pela milésima vez, risos), dar banho no filho, tomar o meu, fazer um chimarão, sentar-se na varanda da casa e admirar a lua.. a sensação não poderia ser outra, se não: o milagre do amor!  


segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

tarefas...



odeio
               odeio
                             odeio 
                  

Então....

Quando tudo fica difícil..
                                fecho os olhos e penso... 


"NÃO HÁ LUGAR MELHOR PARA MORAR DO QUE O NOSSO LAR"


e recomeço TUDO outra vez....